Projeto Gerontológico "Reviver na Morada do Sol"

Área de concentração

Segundo Leme in Papaleo (1996, p.13), poucos problemas têm merecido tanto a atuação e a preocupação do homem em toda a história como os problemas do envelhecimento e da capacidade funcional comumente associada a este.
Muitas vezes o gerontólogo procura estudar e definir perfis e padrões do envelhecimento e que todo o conhecimento geriátrico e gerontológico é de nossos dias, nada mais equivocado.
Isso nos remete a definições de alguns conceitos básicos como:

“Gerontologia é a ciência que estuda o envelhecimento como processo em seus aspectos biopsicossociais, de forma a tentar o nível ótimo de vida e de funcionamento, não só retardando o declínio físico ou prolongando a vida, mas levando-a a sinais significativos com a qualidade de vida” (Vieira, 1996, p. 38)

Segundo a Política Nacional do Idoso, art. 2 “considera-se idoso para todos os efeitos dessa lei a pessoa maior de 60 anos de idade.

Problematização

Várias pesquisas demonstram que em populações de países desenvolvidos, a expectativa de vida média é de aproximadamente 77 anos, enquanto que nos paises em desenvolvimento é de 67 anos.
Assim sendo, para trabalhar com essa clientela é necessário desempenhar atividades buscando integrar e ampliar a visão para aspectos biopsicossociais do idoso, diminuindo a exclusão social dos mesmos, ou seja, usar a Gerontologia para atender o objeto de estudo – idoso/ processo de envelhecimento como um todo.

Centro de Interesse:

Dentro da teoria de base Gerontologia, o trabalho enfoca alguns pontos principais como saúde, doença, idoso, educação, lazer, etc...

Justificativa do Tema:

A escolha do tema surgiu a partir da observação e constatação da necessidade de um trabalho Gerontológico no Jardim Morada do Sol, que nos remete à reflexão sobre a assistência à saúde do Idoso, que vem evoluindo significativamente nas últimas décadas por vários motivos.
Surge assim, a oportunidade de ampla discussão sobre aspectos práticos dessa forma de atuação, tornando-se obrigatório à valorização de um trabalho de qualidade de vida do idoso do Jardim Morada do Sol.

Objetivos

GERAL:

  • Refletir sobre a importância da existência de trabalho com o idoso, visando minimizar a problemática deste, favorecendo sua melhor qualidade de vida.
  • Contribuir para reflexão das necessidades do idoso, valorizando e possibilitando questionamentos e mudanças de atitudes como auto-estima trabalhada, levando-a ao enriquecimento nos padrões de envelhecimento.
  • Estimular a participação VOLUNTÁRIA do profissional em trabalhos com idosos.
  • Estimular os acadêmicos da Área de Saúde a distinguir a importância da aproximação da realidade vivida nesta faixa etária.
  • Proporcionar ao acadêmico da Área de Saúde o conhecimento das adversidades de trabalhos neste setor, buscando especializações para possível solução de problemática.
  • Enfocar a importância de forma de articular integralmente trabalhos e principalmente entender como isso acontece, respeitando a capacidade e autonomia de cada indivíduo.

ESPECÍFICOS:

  • .Valorizar a eficiência do idoso na compreensão da sua integridade.
  • .Buscar a harmonia e o equilíbrio do idoso do Jd. Morada do Sol.
  • Dar-lhes a oportunidade de trabalhar corpo, mente, espírito, buscando qualidade de vida no envelhecer, através de: artesanatos, danças, palestras, exercícios, vivências, etc...
  • Trocar experiências de vida sabendo que todos temos algo para “dar e receber”, crescendo de maneira holística.
  • Visar às necessidades básicas do ser humano que segundo Abrahan Maslow são necessidades fisiológicas, necessidades de segurança e proteção, necessidades de amor e estima, necessidades de auto-realização, necessidade de buscar conhecimentos.

Métodos

O presente estudo será realizado na casa da Sopa Francisco de Assis, no Jardim Morado do Sol – Km 07 – Presidente Prudente-SP, onde serão desenvolvidos trabalhos com os IDOSOS.
O Projeto voluntário terá como orientadora a Enfermeira Gerontóloga Sandra Regina de Oliveira Rocha Lugão, sendo que no final os voluntários receberão certificados pela Casa da Sopa Francisco de Assis. Serão realizadas reuniões todas as quartas-feiras das 14h00minh às 16h00minh, tendo início dia 07/03/2007 e término dia 28/11/2007.

Enfatizamos que  serão realizadas atividades como:

  • REIKI Técnica Japonesa de harmonização e equilíbrio do corpo e da mente, trabalhando a parte energética de uma forma holística.
  •  Orientação sobre: saúde bucal, higiene, alimentação, etc..
  • Orientação sobre diversas patologias, explanando suas causas, prevenção e tratamento.
  •  Processo de envelhecimento (transformação do organismo)
  •  Razões do Envelhecimento (diminuição da taxa de mortalidade e natalidade), onde o número de pessoas nascendo esta diminuindo.
  • Trabalhos culturais, através de atividades como: música, teatro, dança, exercícios físicos etc.
  • Atividades recreativas propiciando momentos de lazer social entre os idosos.
  • Palestras e vivências.

PROJETO GERONTOLÓGICO 2008 MORADA DO SOL


ABRIL

Exercício - Respiração
Articulação
Fortalecimento renal

Explanação sobre RINS

MAIO

Exercício - Respiração
Articulação
Fortalecimento AVC

AVC –Acidente Vascular Cerebral

 

JUNHO

Exercícios – Respiração
Articulação
Musculatura para fortalecimento

Fibromialgia

AGOSTO

Exercícios – Respiração
Articulação
                      

 

Memória e envelhecimento saudável

SETEMBRO

Exercícios – Respiração
Articulação
                       

 

Saúde Bucal

OUTUBRO

Exercícios – Respiração
Articulação

 

Sono do Idoso

NOVEMBRO

Exercícios – Respiração
Articulação

 

Depressão

DEZEMBRO

Exercícios – Respiração
Articulação

Avaliação e Fechamento Anual

 

 

OBSERVAÇÃO: Teremos também algumas palestras referentes aos Temas do mês.

Avaliação

A avaliação é considerada como um processo reflexivo onde pensar em meios de atuação e alternativas para:
- Detectar possíveis causas de dificuldades da concentração desse trabalho;
- Propor alternativas de superação dos entraves da organização desse conteúdo.

Finalizando, cabe salientar que o Projeto a ser desenvolvido poderá ser alterado mediante a realidade do momento ou até ser implantado nos anos consecutivos.

 

Presidente Prudente-S 10 de março de 2008.

 

 

___________________________________________________
Sandra Regina de Oliveira Rocha Lugão
Enfermeira Gerontóloga