Aperta o Play

               A Casa da Sopa tem contribuído com a Proteção Social Básica para crianças e adolescentes. Novos desafios surgem com mudanças nas conjunturas em nossos territórios como a urbanização e a complexidade trazida por ela. O trabalho social torna-se estratégia para promover a realização da ação das políticas, sua articulação e protagonismo do cidadão, agregando processos de inclusão e emancipação social.

               Em virtude desse contexto social é essencial a inserção do cidadão no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, potencializando nosso trabalho com a criança e adolescente situado neste território no município de Presidente Prudente, com a finalidade de acolher e desenvolver um trabalho de ações socioeducativas ligadas à cultura e lazer e ações preventivas com foco na inclusão social.

               Podemos ressaltar que essas crianças e adolescentes vêm de um cenário subsistente dos mínimos sociais básicos para a incorporação de uma infância e adolescência sadia e que este público não se encontra socialmente inserido em seus direitos básicos de vida.

               Entende se de que o cenário social em que se encontram essas famílias se mostra favorável a inúmeros tipos de manifestações das expressões de exclusão e risco social, deixando as crianças a mercê de incontáveis riscos.

               A entidade esta situada em um território onde ainda se encontra negligência social e se estende a outro bairro – Conjunto Habitacional Joao Domingos Neto onde pode ser encontrado maior Índice de vulnerabilidade e risco social.

               Acreditamos que a projeto se fortalece através de parcerias, que contribuem com a melhoria na aprendizagem, no incentivo a crianças e adolescentes a serem agentes de transformação de sua realidade e por inclui-las socialmente.

               A proposto é uma metodologia que envolve dialogo entre parcerias no sentido da preservação dos direitos da criança e adolescente.

               O projeto propõe um trabalho no período matutino e vespertino, proporcionando o resgate da cidadania da criança e do adolescente. Por isso a necessidade de oferta simultânea aos serviços socioeducativos para assegurar integralmente promoção e defesa dos direitos. O trabalho aborda aspetos objetivos e subjetivos relacionados à segurança de convivências, acolhida e desenvolvimento de autonomia, potencializando capacidades de fortalecer, recuperar e preservar a função protetiva e de aprendizagem da criança e do adolescente.

               Tem como objetivo principal complementar o trabalho social realizado com criança e adolescente na prevenção da ocorrência de situações de risco social relacionando a fragilização da aprendizagem escolar pela pandemia em parceria com sistema municipal de educação e demais politicas.

Objetivos Específicos

– Complementar as ações de proteção e desenvolvimento das crianças e adolescentes e fortalecimento dos vínculos familiares e sociais;

– Valorizar a cultura das familiais e das comunidades locais, pelo resgate de atividades e a promoção de vivencias lúdicas;

– Promover a inclusão esportiva de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, estimulando uma melhora significativa nas condições de aprendizado, cidadania e formação de valores;

– Ser agente de transformação social, utilizando o esporte como ferramenta de inclusão e superarão de desigualdade;

– Sensibilizar e socializar com o resgate e a valorização da cultura através da música;

– Construir gradativamente um espaço de acolhimento das crianças e adolescentes e melhorar as condições de vida, resgatando sua autoestima e valores pessoais e familiares;

-Construir a inserção, reinserção e permanência da criança e do adolescente no sistema educacional;