História

A ideia e as primeiras ações tiveram início em 1991 quando um grupo de pessoas generosas e preocupadas com o próximo começou com a distribuição de sopa nas periferias de Pres. Prudente/SP. Pessoas interessadas em ajudar foram se unindo ao grupo e em pouco tempo conseguiram, com recursos próprios, comprar utensílios, fogão, geladeira e mantimentos.

Com o desenvolvimento desta atividade filantrópica constataram que no bairro Jd. Morada do Sol havia uma demanda muito grande de pessoas que necessitavam muito mais que somente o alimento físico e passaram a priorizar o atendimento nesse bairro, passando a visita-lo de forma exclusiva devido ao abandono em que viviam.

Trabalhavam nas ruas, distribuindo alimentos, roupas, remédios, além de brincadeiras dirigidas às crianças e jovens e alento ao coração sofrido de seus pais. Semanalmente lá estavam, sempre levando alimentação em seus veículos. Um dia um vereador ofereceu um terreno, por empréstimo, para que construíssem uma cozinha. Era a oportunidade de fazer algo mais próximo do próprio bairro.

Em 10 de fevereiro de 1994, com a utilização de recursos próprios, uma vez que os órgãos procurados não puderam ajudar, inauguraram a cozinha da CASOFA no Jd. Morada do Sol, fazendo com que os alimentos não precisassem mais ser preparados no centro e transportados em veículos de voluntários até o bairro. Essa inauguração foi um marco, pois representou o inicio concreto do que representa a CASOFA hoje e demonstrou aos moradores daquela época que o interesse era agir em parceria para adquirir melhorias para o local.

A partir daí, começaram a perceber mais de perto alguns problemas que tinham como o alto índice de evasão escolar entre as crianças do Ensino Fundamental, pois as escolas mais próximas ficavam a quatro quilômetros de distancia e o único caminho era à beira de uma rodovia muito perigosa. Foram construídas então três salas para aulas e para outras prioridades e oferecidas ao Governo de Estados e do Município para que disponibilizassem professores. Conseguiram assim trazer as crianças de volta à escola e essas instalações foram utilizadas dessa forma até o ano de 1999.

Com o passar dos anos e a evolução da comunidade em todos os níveis, a CASOFA, que se propôs no inicio oferecer aos moradores o alimento físico, passou a se situar entre as instituições que buscavam promover o cidadão, passando a ter o seu nome como referência do trabalho.

               A CASOFA promoveu diversos projetos com atividades voltadas ao atendimento de pessoas menos favorecidas, na área de saúde e também assistencial e atuou com propostas de incentivar, acompanhar e promover o desenvolvimento sócio educacional das crianças e dos adolescentes e ainda atenção especial à família e aos idosos, por meio do desenvolvimento de diversos projetos, tais como:

Projeto de Leitura Infantil – 06 a 12 anos

Projeto de Língua Inglesa – 08 a 13 anos

Projeto para Melhor Idade – 50 anos acima

Curso de Formação de Juízo Sócio Moral – 07 a 18 anos (direcionado aos participavam dos projetos)

Projeto de Informática – 07 a 14 anos

Atendimentos– Médicos (Homeopatia e Ginecológico) e Odontológicos

Terapia comunitária – Roda de pessoas de várias idades

Parceria com Lar Sta. Filomena – Projeto Pró Jovem

Projeto RAMOS – Grupo de dança e percussão – 09 á 18 anos

               Atualmente a CASOFA tem por base o Serviço de Proteção Básica focando a Convivência e Fortalecimento de Vínculos atendendo através de projetos aproximadamente 100 crianças com idades entre 06 e 15 anos.

               A CASOFA, com auxílio de pessoas que conhecem a acreditam na validade de seu trabalho, promove e participa de eventos como a Pizza da Casa, festas juninas, entre outros. Mantém também convênio com a Prefeitura Municipal, através do qual a CASOFA recebe recursos financeiros que auxiliam em sua subsistência.

               No desenvolvimento de seus Projetos, procura que seus participantes interajam, troquem experiências, cultivem valores pessoais e morais para que se conheçam e conheçam seus valores e direitos, sem deixar de ter consciência de seus deveres e de buscar incessantemente a plena cidadania.

                Procura estimular crianças e jovens na busca do conhecimento que permitam integrá-los não só ao mercado de trabalho, mas que sejam plenos em melhores expectativas para uma vida corrente e com boas oportunidades, valores adquiridos por meio do conhecimento, pessoal, profissional e cientifico.

               Os diretores, funcionários e voluntários da CASOFA acreditam nas ações que envolvem o processo de desenvolvimento local, através das redes existentes no município como: Associações, Entidades Filantrópicas, Setor Publico, ESF, CRAS, Policia Militar, Senac, Rede Social e outros que participam e lutam pelo mesmo ideal: “dar a esta população a oportunidade de criar seu próprio sustento e ter o respeito e a dignidade de volta”.

               Pode-se entender que é a ação de cidadania transformando vidas, são atores que buscam conhecer a realidade, sabendo da importância de seu trabalho e de seu comprometimento Ético Político e Profissional junto à população de risco, lutando para mudar e dar cara nova à triste realidade de quem não tem expectativa de um futuro melhor.