Movimentar é saber

               O projeto “Movimentar é Saber” visa contribuir na proteção básica para crianças e adolescentes de ambos os sexos e em situação de vulnerabilidade social, residentes nos bairros Jardim Morada do Sol, Resid. Francisco Belo Galindo e atualmente no Conjunto Habitacional João Domingos Neto.

               A execução deste projeto vem ao encontro do eixo, com ações de atendimentos voltadas ao apoio à infância, adolescência e/ou juventude dos que vivem em contextos de desigualdades sociais, violência urbana, violência intrafamiliar, desemprego, fome e outras adversidades, agravadas ainda pela pandemia do Novo Corona vírus (COVID-19), contribuindo para a redução de efeitos decorrentes da mesma e para subsidiar o atendimento da parceria com a Educação/escola em psicopedagogia crianças e adolescentes encaminhadas com essas necessidades.

               A Casa da Sopa vem com a proposta do projeto “Movimentar é Saber” como modalidade na prevenção e como forma de articular a inclusão de crianças e adolescentes, referenciados e/ou assistidos, pois estão afastados do centro e das demais ferramentas básicas que possam auxiliar no desenvolvimento social e natural de cada um como indivíduos de direitos.

               De forma geral, pesquisas mostram que uma politica sistemática de inclusão produtiva, de renda básica e de acesso a serviços sociais, produz avanços muito significativos na sociedade.
A Casa da Sopa tem contribuído com a Proteção Social Básica da criança e do adolescentes com a inserção destes recursos e direcionando o custeio e o apoio das ações de cada modalidade desenvolvida.

               O projeto é desenvolvido no contra turno escolar matutino ou vespertino com atividades elaboradas de acordo com a definição conjunta com a educação.
               É muito importante a oferta simultânea dos serviços socioeducativos e psicopedagógicos para assegurar integralmente promoção e defesa de direitos. 0 trabalho aborda aspetos objetivos e subjetivos relacionados a segurança de convivências, acolhida e desenvolvimento de autonomia, potencializando capacidades de fortalecer, recuperar e preservar a função protetiva e de fortalecimento da aprendizagem da criança e do adolescente.